segunda-feira, 16 de junho de 2008

O DIA EM QUE A MINHA JOANINHA DE ESTIMAÇÃO MORREU

Ela era laranja, sem as pintinhas pretas e eu a apelidei carinhosamente de Albina (o albinismo nas joaninhas se deve à ausência de pintas, juro!). Eu a adotei. Quando cheguei hoje cedo, ela estava caminhando no meu computador, conhecendo a área, sabe? E eu, como sempre, resolvi brincar com a joaninha. Ela voou e eu achei que ela tinha me deixado, mas por sorte, a encontrei no carpete estampado. Resolvi colocar ela no meu monitor porque o dever me chamava.

Desde pequena, sempre amei joaninhas. Não é para menos que joaninha em inglês é lady bug. São tão fofinhas e lindinhas! Mas joaninha que é joaninha não fica mais de 2 minutos andando na sua mão. Elas voam. Mas a Albina não me abandonou e eu decidi que cuidaria para sempre dela.

Nessa manhã, minha atenção estava voltada para a minha joaninha de estimação. Sempre quis ter uma e a Albina me escolheu. Várias vezes eu me distraía e quando me dava conta, 'Cadê a Albina? Ufa! Está no fio do telefone'.

Eu percebi que a Albina não estava na sua melhor forma. Suas pernas já não respondiam mais aos seus impulsos e ela passou a andar em círculos, feito uma joaninha tonta. Depois de um tempo ela passou a brincar de pega-pega-duro-ou-mole sozinha (aquele que você fica congelado quando te pegam e só pode se mexer quando encostam em você) Mas eu encostava e ela voltava a andar em círculos. Até que eu encostei e ela não se mexeu mais. Pensei que tinha esmagado a coitada, mas não. Ela tinha ido para o céu das joaninhas. O que me resta agora é enterrar a Albina no meu vaso de plantinhas que tenho lá em casa e guardar nossos momentos na memória.

E o que importa é que por uma manhã eu tive a minha joaninha de estimação.
Ah Albina!


Ps: a imagem é meramente ilustrativa. Não cabia colocar uma imagem da Albina em seus últimos suspiros. Creio que era assim que a Albina gostaria de ser lembrada.

Um comentário:

SamiRockQueen disse...

acabei de ler no wikipedia que joaninhas vivem até 180 dias. Tem uma aqui em casa que nao sai da gaiola dos canarios, acho que vou cuidar dela, o problema é conseguir os insetos que ela come ;D
Albina, descanse em paz =)